As ecografias obstétricas são exames de imagem que permitem ver e ouvir o feto, no interior do útero da mãe, através de ultrassons. Durante a gravidez são realizadas 3 ecografias, no 1º, 2º e 3º trimestres como forma de vigilância do feto, mas também para avaliar o desenvolvimento do feto, estimar o peso e estar atento a eventuais malformações fetais. Este exame é, por norma, realizado na zona abdominal, mas, em alguns casos a ecografia pode ser feita através de uma sonda, que é introduzida na vagina, depende do tempo de gestação da paciente. As ecografias obstétricas devem ser realizadas por um médico obstetra, devidamente credenciado.
ANTES E DEPOIS
O valor de uma ecografia ginecológica está dependente do local onde a paciente quererá realizar a mesma.
As ondas do ultrassom são sonoras de alta frequência, não têm qualquer tipo de radiação associada.
Sim é um exame seguro, uma vez que utiliza ondas sonoras de alta frequência com o propósito de obter imagens do feto, sem causar qualquer risco.
Embora a ecografia obstétrica possa, através das imagens, das a indicação do sexo do bebé, a precisão das imagens nem sempre se traduz no que é esperado.
Há mulheres que chegam a realizar quatro ecografias, sendo que a primeiro é feita numa fase muito precoce da gravidez, antes das 11 semanas, mediante indicação médica. No entanto, embora a ecografia obstétrica seja um exame seguro, não invasivo, a exposição excessiva a ondas sonoras pode traduzir-se em efeitos negativos para o feto. Por isso, é importante realizar apenas o que médico obstetra indicar.
Não, até porque se a mulher estiver em jejum ou há algum tempo sem se alimentar, a movimentação do feto será afetada. É aconselhado o consumo de algum doce, antes da ecografia, uma vez que a glicose tem uma função estimulante.
Não existe qualquer tipo de obrigação na realização deste exame, contudo, a realização do mesmo é recomenda a todas as mulheres que estejam grávidas como forma de avaliação do estado de saúde e desenvolvimento do feto.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: