A consulta de planeamento familiar é uma consulta médica que é recomendada a todas as pessoas que queiram ter filhos, melhorar a sua saúde sexual íntima, utilizar métodos de contraceção, entre outros. Todas as pessoas que queiram saber mais sobre este tema, devem procurar aconselhamento médico para que todas as suas dúvidas relativas a cuidados pré-concecionais, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, sejam esclarecidas. Indivíduos com problemas de saúde associados ou historial de doenças na família devem realizar esta consulta.
ANTES E DEPOIS
A prevenção destas doenças passa essencialmente pelo uso correto e consistente do preservativo. É recomendado ainda a realização regular de exames de forma a detetar e tratar dos mesmos.
A escolha do método varia de pessoa para pessoa. O médico, na consulta de planeamento, terá de perceber qual o estilo de vida, facilidade de utilização, preferência para que, dessa forma, possa recomendar o melhor método e o mais adequado.
São várias as opções que existem no mercado e cada uma delas funciona de forma diferente na prevenção da gravidez. Os métodos hormonais, como a pílula, adesivos e injeções, dispositivos intrauterinos (como o DIU), laqueação das trompas de Falópio (impede a fecundação do óvulo), vasectomia (laqueação dos canais deferentes do homem), entre tantos outros que podem e devem ser discutidos com o médico na consulta.
Da mesma forma que os métodos variam de pessoa para pessoa, também os efeitos podem divergir. Caso exista algum tipo de alteração na utilização de um método contracetivo, é imperativo falar com o médico para que o mesmo solucione rápido o problema.
Agir rapidamente em detrimento do que é pretendido fazer. Em algumas situações é necessário a toma de “medicação urgente” como é o caso da pílula do dia seguinte que, a algumas mulheres, pode causar efeitos secundários nos dias seguintes à toma.
Embora não exista um momento certo para o fazer, é recomendado que o agendamento da consulta seja feito quando as pessoas queiram ter uma vida sexualmente ativa e se pretendam informar sobre a mesma.
Os métodos contracetivos tendem a afetar a fertilidade a curto prazo, ou seja, aquando da sua utilização pois caso exista uma interrupção da utilização de contraceção, a fertilidade deixa de ser afetada.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: