A medicina sexual masculina é uma área que se foca na saúde sexual do homem, e que tem como principal objetivo diagnosticar e tratar problemas que estejam associados ao aparelho genital masculino, tais como: disfunção erétil, ejaculação precoce/retrógrada, incapacidade de ter ereção ou de ejacular, entre outros. Os homens, ao contrário das mulheres, acabam por não ter um acompanhamento tão regular, por sua opção, no que diz respeito à saúde masculina e, consequentemente, acabam por procurar apenas um profissional já num estado de saúde mais avançado.
ANTES E DEPOIS
Além das doenças como o cancro da próstata, cancro do pénis, cancro do testículo, existem também vários tipos de disfunções: disfunção erétil, ejaculação precoce ou ejaculação retardada.
Sim, tanto do homem como da mulher. As alterações do foro psicológico têm um efeito negativo em vários aspetos da vida, como é o caso da vida sexual.
A recomendação, para os homens, é que a partir dos 40 anos de idade as consultas de rotina sejam marcadas pelo menos uma vez por ano, de forma a prevenir eventuais doenças e para que o profissional de saúde esteja a par da saúde do paciente.
Embora os problemas do foro psicológico possam contribuir de forma negativa para estes problemas, existem outros fatores que podem estar associados aos mesmos. É necessário o agendamento de uma consulta para que seja feito um diagnóstico com mais detalhe de forma a perceber qual a fonte do problema.
A prescrição deve ser feita pelo médico que acompanha o paciente, mas, os exames mais comuns são: análises ao sangue e urina, exame da próstata, exames cardiovasculares, e outros que o profissional pode achar necessários.
Embora nem todos os homens tenham problemas a nível da saúde íntima, qualquer um pode ser afetado, seja qual for a sua idade. Por isso, é que é tão importante fazer check-ups anuais e estar atento a eventuais sintomas.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: