*É essencial falar com o seu cirurgião sobre qualquer um dos pontos acima mencionados. Cada procedimento tem diferentes cuidados que devem ser levados em consideração.
A rinoplastia – também conhecida como cirurgia ao nariz – é um procedimento cirúrgico que permite melhorar não só a função do nariz como também a sua aparência. Por ser uma cirurgia estético-funcional é procurada por pacientes que estão insatisfeitos com a aparência do nariz (defeitos genéticos) e/ou que têm problemas funcionais no mesmo (hipertrofia dos cornetos, desvio do septo, etc.).
ANTES E DEPOIS
O valor irá sempre depender das necessidades de cada paciente. É necessário agendar uma consulta de avaliação para que o cirurgião o avalie e possa delinear um plano cirúrgico adequado ao seus objetivos e necessidades.
Todas as rinoplastias são diferentes porque têm em conta as dimensões e as características de cada nariz. Melhorar a função e a aparência do nariz são os principais objetivos da cirurgia pois, desta forma, é possível dar ao paciente a autoestima que procurava.
É essencial seguir todas as indicações médicas: não apanhar sol durante 2 meses, nos primeiros dias dormir com a cabeça mais levantada em relação ao corpo, manter uma alimentação equilibrada e tomar a medicação prescrita pelo cirurgião.
Uma vez que são colocados tampões nas narinas, os pacientes nos três primeiros dias respiram pela boca. Após os mesmos serem retirados, o paciente pode respirar normalmente embora causa alguma impressão devido às cicatrizes, caso sejam internas.
Caso o paciente faça uma rinoplastia aberta, as incisões são internas e externas – a cicatriz é feita no tecido entre as duas narinas, mas, com o passar do tempo a mesma torna-se praticamente invisível. No caso de uma rinoplastia fechada, as incisões são internas pois ficam dentro das fossas nasais e, por isso, não são visíveis.
A rinomodelação pode ser uma alterativa a quem não quer realizar uma cirurgia. É indicada para pacientes que queiram corrigir imperfeições do nariz. No entanto, é um procedimento que tem a durabilidade de 9 a 12 meses.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: