A nutrição funcional ou anti-aging é um conceito que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque por ter como objetivo retardar e, ao mesmo tempo, prevenir o processo de envelhecimento através da alimentação.
Esta abordagem nutricional baseia-se em escolhas alimentares específicas, como antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam o corpo neste processo de atraso uma vez que não nos é possível controlar o envelhecimento natural do mesmo. Além disso, este tipo de dieta também permite ao paciente que exista uma eliminação, ou redução, do consumo de alimentos que possam estar a ser prejudicais para a sua saúde, como gorduras ou açúcares refinados.
ANTES E DEPOIS
Alimentos ricos em nutrientes ou em antioxidantes ajudam não só a contribuir para o envelhecimento precoce, como também têm propriedades que ajudam a reduzir o stress.
Sim, as dietas são personalizadas para cada paciente como o propósito de o ajudar a nível da saúde. Por exemplo, o aumento do consumo de alimentos com ômega-3 permite melhorar não só a saúde do coração, como também do cérebro e da pele.
Além de uma alimentação saudável e equilibrada, dormir pelo menos 8 horas por dia, beber bastante água ao longo do dia, não consumir bebida alcoólicas, evitar o tabagismo, utilizar protetor solar e praticar exercício físico regularmente.
Sim, uma vez que há alimentos que possuem vitaminais e minerais que ajudam não só a pele a manter-se hidratada, como também na estimulação de colagénio.
Não existe comprovação científica que valide a eficiência dos suplementos enquanto um modo preventivo de envelhecimento precoce. Para saber mais, informe-se junto a um profissional de nutrição.
Todas as dietas devem ser equilibradas e as restrições devem ser feitas se o alimento em causa for prejudicial para a saúde do paciente. O nutricionista irá incluir, na dieta, uma variedade de alimentos saudáveis sem que o paciente tenha de deixar de comer o que mais gosta.
Não, pois a nutrição é totalmente individualizada e o que resulta com um paciente muito provavelmente não irá resultar com outro. A criação de um plano de alimentação atende às necessidades exclusivas de um paciente. Existem vários tipos de dieta para diferentes tipos de pessoa, tendo em conta o que pretendem alcançar com a mesma. A procura de um profissional da nutrição é essencial para ajudar o paciente no processo.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: