A consulta de nutrição desportiva atua na área da alimentação e suplementação e tem como princípio aperfeiçoar o desempenho de qualquer pessoa que esteja envolvida em atividades físicas de alto rendimento. O profissional, deste tipo de área, tem em conta vários fatores: tipo de atividade física praticada, duração dos treinos, intensidade, para que assim consiga delinear um plano adaptado às carências e objetivos do paciente. Além da nutrição, também a suplementação tem um destaque importante, uma vez que é necessário a ingestão de nutrientes que, por vezes, através da alimentação demora mais tempo a ter impacto no corpo.
ANTES E DEPOIS
Depende do tipo de plano delineado e das necessidades e objetivos do paciente. A indicação é dada pelo profissional de saúde, em consulta.
Sim, caso o paciente não mencione alergias ou intolerância a algum alimento, na consulta, o profissional procurará saber se existem. Só assim o médico poderá garantir que está a corresponder às necessidades do paciente a ter alterativas às suas restrições.
Uma vez que existem várias variantes dentro da nutrição, é importante procurar o tipo de consulta adequada aos objetivos que se pretendem alcançar, por exemplo, se uma pessoa não pratica exercício físico e quer perder peso, terá de procurar um profissional que seja especialista em nutrição para pessoas com excesso de peso.
Depende do propósito de cada paciente e do que pretende alcançar. A indicação da pesagem é dada pelo profissional de saúde tendo por base a análise feita ao paciente.
A ideia de que os suplementos alimentares são um substituto de uma refeição está errada, pois os mesmos devem ser consumidos como complemento à alimentação.
Alguns podem ajudar a prevenir deficiências nutricionais e outros podem ser úteis para um melhor desempenho desportivo. No entanto, há suplementos com ingredientes que podem causar efeitos secundários prejudiciais à saúde.
Consultar um profissional da área antes de consumir qualquer tipo de suplemento é imperativo.
A proteína tem um papel bastante importante na construção muscular, mas, grande maioria das pessoas não precisa de um consumo excessivo de proteína.
Fornece, pois a fonte de proteína está presente em diversos tipos de alimentos como os feijões, as lenteinhas, sementes e nozes.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: