*É essencial falar com o seu cirurgião sobre qualquer um dos pontos acima mencionados. Cada procedimento tem diferentes cuidados que devem ser levados em consideração.
A vaginoplastia é uma cirurgia que tem como objetivo reconstruir a anatomia do canal vaginal. Também conhecida como “aperto da vagina”, é um procedimento que permite estreitar a cavidade vaginal e, ao mesmo tempo, fortalecer a musculatura da região. Por vezes, é utilizada também para rejuvenescimento vaginal, em pacientes que tenham perda de urina e/ou lábios vaginais grandes.
ANTES E DEPOIS
É necessário agendar uma consulta de avaliação com o cirurgião plástico para que, dessa forma, lhe seja dado um orçamento totalmente personalizado tendo em conta o grau de complexidade e combinação de técnicas a utilizar.
Cada paciente é diferente e, por isso, todos os orçamentos são adaptados às necessidades dos mesmos.
As cicatrizes ficam escondidas e são praticamente impercetíveis, e, com o passar dos anos tornam-se mais finas e desvanecidas. As mesmas são feitas nas dobras naturais da região.
Embora a recuperação não seja muito dolorosa é normal que, nos primeiros dias, exista algum desconforto e dor – o mesmo acontece com outras cirurgias. A toma da medicação prescrita pelo médico irá ajudar a tornar a recuperação mais fácil e confortável.
Por norma, esta cirurgia é procurada por mulheres que tenham tido partos normais e que tenham ficado com bastante dilação – sensação de alargamento - e também por mulheres mais velhas que, com o passar dos anos, vão perdendo elasticidade.
Todos as cirurgias e procedimentos, sejam estéticos ou cirúrgicos, têm complicações e/ou riscos associados. No caso da vaginoplastia é possível que existam possíveis complicações, tais como: infeção, cicatrização tardia, hematomas e hemorragias.
Sim, é possível combinar com outras cirurgias íntimas, tais como: ninfoplastia, redução do monte de vênus e labioplastia.
É essencial descansar e nos dois primeiros dias estar em repouso total. Fazer gelo, não ter relações sexuais durante 1 mês e meio e não realizar qualquer tipo de atividade física até o médico dar indicação para tal.
Sim, parte das mulheres que procuram realizar uma vaginoplastia sentem-se insatisfeitas com a sua vida sexual – devido à falta de atrito e com a sensação de ar na vagina. Uma vez que a cirurgia permite tornar o canal vaginal mais estreito é normal que, após o procedimento, exista uma maior sensibilidade no ato.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: