As mudanças na vida da mulher no pré e pós-parto são imensas, nomeadamente a nível nutricional tendo em quanto que necessitam de uma grande quantidade de nutrientes para alimentar o seu bebé antes e depois de ele nascer. Uma nutrição adequada durante a gravidez ajuda a mulher a reduzir o risco de eventuais complicações que possam existir: parto prematuro, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Este tipo de serviço deve ser procurado por mulheres que tenham dúvidas sobre que a temática, que precisem de melhorar a sua alimentação, que tenham obesidade ou baixo peso, que tenham carências nutricionais (défice de ferro ou anemia, por exemplo) ou simplesmente desejem comer bem de forma a melhorar a sua saúde e a do bebé.
ANTES E DEPOIS
Uma boa nutrição é essencial não só para a mãe como para o bebé. Durante a gravidez, uma boa alimentação, promove o crescimento e o desenvolvimento saudável do feto graças aos nutrientes presentes nos alimentos recomendados.
Após o parto, o plano alimentar pode sofrer algumas alterações devido à recuperação da mulher e à produção de leite.
O corpo da mulher passa por várias mudanças durante e após a gestação e, consequentemente, podem existir necessidades nutricionais: proteína, vitamina D, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, entre outros.
Caso a mulher não tenha uma alimentação que incluía os nutrientes suficientes para combater esse défice, a saúde da mãe e do bebé serão impactados.
O sabor do leite materno depende da alimentação da mãe e, à medida que vai crescendo, a sua composição irá alterar também.
Existem alguns alimentos, consumidos pela mãe, que podem contribuir para o aumento das cólicas dos bebés, como a cafeína ou alimentos picantes. No entanto, não há evidências científicas que fundamentem tal acontecimento, uma vez que os bebés podem ter cólicas independentemente da alimentação materna.
A alimentação desempenha um papel importante nas várias fases da vida de uma pessoa. A depressão pré e pós-parto deve ser diagnosticada, e acompanhada, por um profissional de saúde, psicólogo, que ajude a lidar com a situação aliando uma boa alimentação à mesma.
O peso excessivo pode ter influência no aumento de complicações para a saúde da mulher: hipertensão, parto prematuro ou diabetes gestacional. O mesmo acontece com o baixo peso, que pode traduzir-se num bebé com baixo peso também e com maior probabilidade de a mãe ter défice nutricional.
O nutricionista, ou o médico ginecologista, na consulta irá dar as indicações necessárias para que durante e após a gestação a mãe e o bebé estejam saudáveis.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: