A consulta de ginecologia na adolescência é bastante importante para que as jovens conversem com o profissional de saúde sobre a sua saúde íntima e possa ver esclarecidas eventuais dúvidas que possam ter. A consulta tem por base saber o historial clínico da paciente como a medicação que faz, alergias, cirurgias realizadas, quando teve a primeira menstruação, se já iniciou a sua vida sexual, entre outras questões que podem surgir no decorrer da consulta. Além disso, pode ser feito um exame ao colo do útero e a realização de um teste de rastreio às doenças sexualmente transmissíveis. A prescrição da vacina contra o HPV pode ser feita caso a paciente ainda não tenha e o acompanhamento nutricional por parte de um profissional da área, pode ser aconselhado.
ANTES E DEPOIS
Embora não exista um momento certo para o fazer, é recomendado que o agendamento da consulta seja feito idealmente na puberdade, que pode variar entre os 10 e os 13 ou entre 14 aos 16 anos.
A escolha do método varia de pessoa para pessoa. O médico, na consulta, terá de perceber qual o estilo de vida, facilidade de utilização, preferência para que, dessa forma, possa recomendar o melhor método e o mais adequado à adolescente.
A partir dos 16 anos não é necessário a autorização dos pais para a toma da pílula ou de outro contracetivo.
A escolha do profissional deve ser feita pela adolescente pois é essencial que se sinta confortável e crie uma relação de afinidade. Caso não exista esse tipo de ligação deve ser feita a troca de médico.
Sim, pois é uma novidade para a adolescente. É aconselhado que antes da consulta os pais fazem sobre o tema de forma a tranquilizar a adolescente.
Depende da indicação médica, mas, por norma, pelo menos duas consultas por ano.
Independentemente de ter iniciado, ou não, a vida sexual é fulcral o acompanhamento de um profissional de saúde.
A prevenção destas doenças passa essencialmente pelo uso correto e consistente do preservativo. É recomendado ainda a realização regular de exames de forma a detetar e tratar dos mesmos.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: