As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são doenças infeciosas transmitidas através do contacto sexual seja ele vaginal, anal ou oral e são provocadas por fungos, vírus ou bactérias. Pode afetar tanto homens como mulheres e grande maioria das infeções não têm sintomas ou estes são bastante ligeiros. As doenças mais comuns são: gonorreia, herpes genital, candidíase, HIV/SIDA, clamídia, sífilis e Hepatite B. Os sintomas e o tratamento recomendado variam conforme a infeção e o estado da mesma. A melhor prevenção é o uso de preservativos durante a relação sexual e a realização regular de análises às DTSs.
ANTES E DEPOIS
Sim, as doenças sexualmente transmissíveis são transversais aos dois sexos.
É importante a utilização deste meio contracetivo, no entanto, o seu uso não impede que a pessoa não seja infetada, uma vez que o vírus pode estar presente noutras áreas do corpo que não estão protegidas pelo preservativo.
A infeção ocorre devido ao contacto direto com a pele infetada, sendo assim possível contrair o vírus através de objetos que estejam contaminados.
Sim, mas depende do tipo e da gravidade da DST.
Sim, na realidade é algo bastante comum uma vez que as DST são transmitidas da mesma forma e, muitas delas, têm sintomas semelhantes.
Não existe tratamento para todas as DST mas, grande parte, pode ser tratada com recurso a medicação.
Por vezes as doenças sexualmente transmissíveis não causam sintomas por isso é que a prática de sexo com preservativo e a realização de análises é tão importante.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: