O Lipedema é uma doença crónica e progressiva que está associada à disfunção da distribuição da gordura nas pernas, tornozelos, ancas e coxas. Esta doença afeta sobretudo mulheres na durante a puberdade, gravidez ou menopausa. A nutrição para este tipo de condição é essencialmente anti-inflamatória, ou seja, de forma a aliviar os sintomas a alimentação tem por base alimentos pouco ou nada processados, sem gorduras saturadas ou açúcares refinados, como a frutas, os vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como frutos secos, azeite, entre outros. Todos os pacientes com lipedema, ou que sejam submetidos a uma cirurgia para o tratamento da mesma, são únicos e, por isso, a orientação alimentar será sempre feita de forma individual.
ANTES E DEPOIS
A lipoaspiração é a cirurgia indicada para todas as pacientes que continuam a sentir dor e desconforto, apesar de estarem a seguir uma dieta adequada.
Sim, por vezes é confundido com obesidade, mas não são a mesma coisa. A obesidade está associada ao aumento de peso excessivo, enquanto o Lipedema é uma condição genética.
As principais zonas do corpo afetadas são essas, embora em alguns casos possa afetar os braços.
Além da dor crónica associada à acumulação de gordura, o organismo pode desenvolver infeções devido à dificuldade da circulação do sangue, limitação a nível da mobilidade devido ao excesso de gordura a presente nas pernas, ancas, coxas a tornozelos e complicações como varizes. O tratamento deste tipo de doença irá ajudar a reduzir os sintomas e, evidentemente, a melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que são afetadas por este problema.
Apesar de não ter cura, existem tratamentos que permitem retardar o desenvolvimento da doença e, com eles, melhorar significativamente a qualidade de vida
Sim, é mesmo importante porque permite às pessoas com lipedema controlar o seu peso, reduzir a inflamação através do consumo de determinados alimentos e melhorar a circulação sanguínea ao comer alimentos mais ricos em ômega-3 e antioxidantes.
Equipa Médica
Médicos super-especializados e multidisciplinares, únicos em Portugal: